Está chegando o grande momento! Neste domingo, 03 de novembro, acontece a primeira etapa de provas do Enem 2024, com a Redação e as avaliações de “Linguagens e suas Tecnologias” (45 questões) e “Ciências Humanas e suas Tecnologias” (45 questões). E, no próximo domingo, dia 10, acontecem as provas de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” e de “Matemática e suas Tecnologias” – outras 90 questões (45+45).
Você, é claro, vem se preparando há muito tempo para esse momento decisivo. Ainda assim, vale repassar dicas importantes para que tudo corra da melhor maneira. Para que, enfim, você possa entregar todo o seu potencial na prova, com energia e foco! É disso que vamos tratar neste artigo especial, que foi produzido especialmente para você. Vamos lá!
Mente “On”
Você pode aproveitar as últimas horas antes da prova para repassar conteúdos, especialmente aqueles que acredita que serão pedidos na prova. Ainda assim, não exagere nessa preparação final – e nem se desespere! Foque em assuntos estratégicos, como, por exemplo, os possíveis temas da redação. E, principalmente, preserve seu cérebro. Como? Descansando, relaxando, respirando e tranquilizando a mente. Caminhar na natureza, jogar, ler um livro são boas opções. Pegue leve nesta hora. Cultive e guarde sua energia para a avaliação!
Estômago “On”
Nesta reta final, não arrisque seu desempenho pelo estômago: alimente-se bem e fuja totalmente das comidas “pesadonas”, gordurosas, ultraprocessadas ou diferentes daquilo com que você está acostumado. Dê preferência a refeições leves e saudáveis. Arroz, feijão, salada, bife e ovo – o prato típico de todos os brasileiros – são uma excelente pedida.
E não exagere na quantidade: coma bem para garantir a energia de que seu corpo e a sua mente precisam. Ninguém precisa de uma indigestão!
Mantenha-se hidratado com sucos naturais, refrescos, chás e água. Evite refrigerantes e, é claro, não consuma bebidas alcoólicas. Elas, aliás, são proibidas por lei para menores de 18 anos. Drogas? Nem pensar!
A vantagem de quem chega antes
Uma antiga lei de estratégia que diz que aquele que conhece o terreno e chega antes ao campo de batalha ganha uma importante vantagem. Por chegar antes tem mais tempo, está mais tranquilo e, principalmente, não se arrisca a ser pego desprevenido! Essa regra também vale para o Enem. Se você ainda não foi ao seu lugar de prova, aproveite o sábado para ir. Pesquise os horários do transporte coletivo e confirme se eles estão valendo para o domingo. E, mesmo se você for de carro, bicicleta ou a pé, programe-se para chegar com ao menos uma hora de antecedência em relação ao intervalo de abertura e fechamento dos portões (das 12h às 13h – veja o próximo item). Lembre-se: nos dias da avaliação, o trânsito sempre fica mais complicado!
De olho nos horários
. Nos dois dias de prova: abertura dos portões às 12h; fechamento dos portões às 13h.
. Início da prova às 13h30.
. Saída do local de prova sem o caderno de questões a partir das 15h30.
. Saída do local de prova com o caderno de questões a partir das 18h.
. Horário final limite de aplicação do primeiro dia de prova (amanhã), 19h(*).
. Horário final limite de aplicação do segundo dia de prova (próximo domingo, 10.11): 18h30.
(*) – No primeiro dia o horário limite é ampliado para as 19h por conta da redação.
Esteja devidamente documentado
Falta de documento: você não vai perder o Enem por isto!
Mas, fique esperto em relação ao tipo de documento pedido: leve um documento oficial de identificação, original e dentro do prazo de validade, com foto. Fotocópia, mesmo autenticada, não vale!
Na edição deste ano, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) e os demais documentos digitais — como o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o Registro Geral (RG) — podem ser apresentados por meio do aplicativo Gov.br.
Também são considerados documentos válidos para identificação do participante:
. Cédulas de identidade expedidas por secretarias de segurança pública, forças armadas, polícia militar e polícia federal;
. Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenha validade como documento de identidade;
. Passaporte;
. Carteira Nacional de Habilitação (Lei nº 9.503/1997);
. Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997.
Você é um candidato estrangeiro? Então, tenha consigo um dos seguintes documentos oficiais:
. Passaporte;
. Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
. Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Portaria nº 11.264, de 24 de janeiro de 2020;
. Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata a Portaria nº 11.264, de 24 de janeiro de 2020;
. Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente, emitido por Estado que seja parte ou associado ao Mercosul, nos termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados.
E fique atento: neste ano, não será mais aceita a apresentação do Boletim de Ocorrência (B.O.) em caso de perda de documentos físicos.
Uma boa dica: leve o seu cartão de confirmação impresso para consulta. O Inep não cobra esse cartão, mas, como ele contém dados sobre o seu local de prova (endereço e sala), vale a pena imprimir e levar no bolso.
A caneta certa
Para transcrever as respostas das provas objetivas e para o texto da redação do Enem, os candidatos devem usar caneta esferográfica de cor preta, fabricada em material transparente. A razão para a escolha da cor preta é por conta do sistema de correção automatizado que utiliza leitores ópticos.
Teste a caneta antes da prova para ver se está funcionando e leve duas peças iguais de reserva, para o caso de necessidade.
O que não levar para a prova - e o que levar (com regras)
Lápis, lapiseiras, estojos, borrachas, livros, cadernos, corretivos, “colinhas” e outros objetos são terminantemente proibidos.
Pode levar bolsa, mas os fiscais vão pedir que você a deixe em um lugar à parte, na própria sala de prova. Você não poderá acessá-la durante a realização da avaliação.
Como medida de segurança contra fraudes, relógios de pulso, celulares e outros dispositivos mecânicos e eletrônicos são expressamente proibidos durante a realização das provas.
Celulares: os aparelhos celulares devem ser desligados e colocados em envelopes (porta-objetos) que são entregues aos candidatos pelos fiscais de prova antes do início da avaliação.
Adereços: a mesma proibição de uso vale para outros adereços que, em tese, podem esconder “colas” ou pontos eletrônicos – como bonés, lenços de cabeça e óculos escuros. Sugestão básica: não leve!
Candidatos que, por orientação religiosa, usam adereços como lenços/véus, solidéu ou turbante, estão liberados. Nesse caso, as peças serão examinadas pelo coordenador antes do início da prova. O mesmo vale para candidatos que, por razões de saúde, precisam usar essas peças.
Pode levar água e comida?
Pode e deve! Manter-se bem nutrido e bem hidratado garante a energia necessária às muitas horas de prova! Água, suco, barra de cereal e até sanduíche natural são boas opções. Evite alimentos “complicados”, melados, gordurosos e farelentos.
Site de referência
Não deixe de visitar o site oficial do participante do Enem, publicado pelo Inep, instituição do governo que realiza a avaliação. Lá, você vai encontrar informações e esclarecimentos importantes! Acesse: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/
Olho, especialmente, nas regras para a aplicação, disponíveis em https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/exame-nacional-do-ensino-medio-enem
Desejamos a você uma excelente prova!
(*) - Com informações de: Agência Brasil, Blog Tilibra e Enem - Página do Participante
09 de dezembro de 2024
Uma jornada fantástica pelos novos museus virtuais
aprendizagem, da experiência e de encantamento para temas como a Ciência, a História, a Arte e a Literatura. E mais: elas também ajudam a popularizar esses conhecimentos, como no caso dos museus virtuais, que oferecem acesso gratuito a conteúdos extraordinários. Imagine, por exemplo, acessar os acervos do Museu do Louvre, na França, ou do Museu do Prado, na Espanha, sem sair de casa. Graças aos museus virtuais, isto é possível!
14 de novembro de 2024
“Ho, ho, ho!” - Educação Financeira e as festas de fim de ano!
Árvore de Natal montada, aquela vontade de reunir todo mundo... para muitos brasileiros, esta é a hora de sair a campo em busca dos melhores preços nos presentes e nos ingredientes para a ceia. Então: que tal envolver os jovens nesse processo? Eles podem aprender dicas e conceitos importantes de economia enquanto ajudam a escolher os melhores preços... e sem perder a magia do Natal! Isso tem nome: educação financeira!
13 de novembro de 2024
Declaração Universal dos Direitos Humanos: os 76 anos de um documento fundamental
No dia 10 de dezembro, o mundo comemora os 76 anos da promulgação, pela Organização das Nações Unidas (ONU), da Um documento que, em especial nos dias que estamos vivendo – em meio a guerras, aumento da intolerância e a uma emergência climática com graves efeitos sociais – merece ser resgatado, conhecido, destacado, respeitado e colocado em prática. Em um artigo especial, contamos a história da Declaração e destacamos sua importância.