Inspira a Vida: o Projeto de Vida do Novo Ensino Médio Ígnea
07 de novembro de 2024 | Categoria: Ensino Médio

Inspiração. Essa é a palavra-chave do Projeto de Vida do Novo Ensino Médio (NEM) Ígnea – “Inspira a Vida”! Para inspirar o autoconhecimento, o protagonismo e o futuro dos estudantes em uma etapa crítica da educação! Vamos conhecer.

A origem do Projeto de Vida

A proposta de um “Projeto de Vida” que conecte estudante, educação e futuro é anterior ao Novo Ensino Médio. Ela faz parte de um movimento de modernização da educação brasileira que, nos últimos anos, vem aproximando e relacionando ainda mais a construção do conhecimento dos temas e questões atuais.

A ideia também tem a ver com o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, ou seja, com a forma como, com apoio da escola, o estudante constrói conhecimentos, atitudes e habilidades que permitem lidar com as próprias emoções e as dos outros, além de se relacionar com as pessoas

O Projeto de Vida está delineado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no item 6 das chamadas “Competências Gerais”, e se conecta ao papel emancipador da educação. Seu objetivo é oferecer e garantir aos estudantes a possibilidade de escolhas e o pensar o próprio futuro com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. O que, por sua vez, está ligado ao protagonismo e ao exercício da cidadania, tendo a escola como suporte.

Dentro do Novo Ensino Médio, é uma atividade curricular obrigatória, voltada à promoção do autoconhecimento pelos estudantes, que também são levados a perceber suas aspirações, seus campos de maior interesse, e a direcionar seus estudos no sentido de sua promoção.

Não existe um “modelo específico” de Projeto de Vida. Ele pode ser desenvolvido de várias formas pelas escolas, desde que sejam respeitados os preceitos legais da educação.

 Inspira a Vida – o que é

Nos últimos três anos, a equipe editorial do Ígnea construiu um conjunto de recursos educacionais para o Novo Ensino Médio. São materiais didáticos e ferramentas educacionais digitais modernos e conectados aos temas do mundo atual, e, também, às expectativas e sonhos dos jovens brasileiros.

A coleção “Inspira a Vida” é o Projeto de Vida do NEM Ígnea. Ela é organizada em três volumes anuais, um para cada ano do Ensino Médio, que têm como títulos “Modos de Ser” (1º ano), “Modos de Conviver” (2º ano) e “Modos de Fazer Acontecer” (3º ano).

Essa ordem, porém, não é fixa, ficando a cargo do professor ou da própria escola definir que livro será utilizado em cada ano. Com isso, há um ganho em relação à relevância dos próprios livros, que se comunicam melhor com as muitas realidades possíveis vividas pelos estudantes.



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E qual é a “cara” do material?

Quem conta é o gerente do Núcleo de Desenvolvimento de Conteúdo do Ígnea, Raul Jungles. “Foi desafiador e instigante! Produzimos conteúdo voltado para o desenvolvimento das soft skills – ou seja, de habilidades comportamentais – de pessoas que se encontram em um processo altamente complexo de transição para a vida adulta.”

Para dar conta da missão, foram mobilizados 10 especialistas e aproximadamente 100 horas de trabalho para a produção de um único título.

“Guiamos o trabalho pela legislação e por estudos de teóricos e pesquisadores de alto nível”, explica Raul. Um deles, o professor William Damon, psicólogo da universidade de Stanford cuja definição de Projeto de Vida – “uma intenção estável e generalizada de alcançar algo que ao mesmo tempo é significativo para o eu e gera consequências no mundo além do eu” – influenciou muito o trabalho.

“Para nós, o Projeto de Vida é concebido e construído na intercessão do eu – o estudante – com o mundo. Isso porque todo projeto de vida é pessoal, mas, ao mesmo tempo, ele é construído e desenvolvido socialmente.”


O estudante no centro do processo

“Assim, as temáticas dos três livros são voltadas para o estudante e trabalham a percepção que ele tem sobre si mesmo”, observa Raul. Para o desenvolvimento das temáticas, foi proposta uma metodologia inovadora, que favorece a interação e troca de experiências entre os estudantes. Essa metodologia se assenta sobre 5 pilares:

1. Assumir uma abordagem interdisciplinar.

2. Ter o estudante como referência, ponto de partida e de chegada de todo o trabalho.

3. Adotar metodologias que estimulem a participação e o engajamento dos estudantes.

4. Conceber o professor como mediador na condução dos trabalhos.

5. Reconfigurar o espaço da sala de aula para que ele favoreça a conversa, a troca de ideias, com os alunos se reconhecendo e reconhecendo o grupo em que estão inseridos.

 

O diálogo com os demais recursos do NEM Ígnea

Esse é outro ponto forte dos materiais didáticos e recursos Ígnea para o NEM: cada um tem suas especificidades, seus objetivos, mas eles se comunicam e formam uma unidade que fortalece a aprendizagem. No caso do “Inspira a Vida”, a proximidade se dá pela metodologia.

“As propostas das seções ‘Esquenta’, ‘Tô Ligado’ e ‘Valeu!’, do Projeto de Vida, são muito parecidas com as seções dos Itinerários Formativos Ígnea”, explica Raul.  

Isso facilita a recepção ao recurso e o trânsito de um material para outro. “Tudo sempre começa com a busca de conhecimentos prévios”, observa Raul.  “Em seguida, uma sistematização e uma instrumentalização com informações e dados e, por último, a famosa ‘mão na massa’, quando o estudante coloca em prática tudo aquilo com que entrou em contato no capítulo”

Força para o Professor

Sem o olhar, os conhecimentos e o “mão na massa” dos professores, a implantação do NEM seria impossível. É justamente essa a percepção que moveu a equipe editorial Ígnea na concepção de todos os materiais, inclusive do Projeto de Vida. A ideia foi apoiar, facilitar e fortalecer o trabalho docente.  

Assim como no caso dos itinerários formativos, explica Raul, no Livro do Professor do projeto de vida NEM Ígnea há um planejamento de propostas a serem executadas aula a aula, o que facilita a organização do professor. “E praticamente todas as aulas contam com recursos e atividades digitais para expandir e diversificar a discussão iniciada em sala de aula”, observa.

Mais força para o professor, mais recursos para os estudantes construírem os próprios sonhos e projetos de vida. É Ígnea!

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